terça-feira, 3 de julho de 2012

Definidos nomes para a disputa eleitoral de 7 de outubro


Após a realização das convenções partidárias encerradas no último sábado (30), está praticamente definido o quadro sucessório para disputa das eleições que vão escolher os novos prefeitos, vice e vereadores.
Nas principais cidades da região Oeste, a disputa desse ano promete ser acirrada.
O município de Apodi, que terá três chapas disputando o comando do Executivo municipal, a campanha deverá ser uma das mais equilibradas. A prefeita Goreti Pinto (PMDB) tentará reeleição, tendo como vice o empresário Dalton Filho (DEM). 
Na oposição, o ex-prefeito José Pinheiro (PR) formou chapa com a ex-secretária de Educação Mara Marinho (PTB). Além de Pinheiro, outra chapa oposicionista formada pelo ex-candidato a prefeito Flaviano Monteiro, tendo como vice o empresário José Maria, ambos do PC do B, luta pelo comando do município.
Já em Caraúbas a campanha será polarizada entre a tradicional família Ferreira, que tem uma chapa formada pelo ex-prefeito Ademar Ferreira do PMDB, tendo como companheiro de chapa o petista, Ivanildo Fernandes.
Já a oposição terá como candidato o ex-padre Paulo Brasil, tendo como vice Leonildo Benevides. A candidatura de Paulo Brasil ganhou nessa reta final de pré-campanha o apoio do ex-prefeito Eugênio Alves e seu irmão Juninho Alves.
Em Areia Branca, a disputa será entre o ex-prefeito Bruno Filho (PMDB), que tem a enfermeira Lidiane Garcia (PSB) como candidata a vice-prefeita, e Iraneide Rebouças (DEM), que terá como companheiro de chapa Francisco Antônio Macedo (PR).

Disputa em Patu será entre mulheres
A disputa pelo comando da Prefeitura de Patu esse ano chama a atenção pelo fato das duas chapas homologadas serem formadas por mulheres. 
A chapa governista tem a atual prefeita Evilásia Gildênia (PSB) e sua vice, Gorete Dantas, buscando a reeleição. Enquanto isso, a oposição tem uma chapa também feminina formada pela ex-vice-prefeita Magnólia Solano (DEM), esposa do ex-prefeito dr. Lair Solano, tendo como vice, Maria dos Remédios (PTB), irmã do ex-prefeito Possidônio Queiroga, o “Popó”.
A presença da mulher na política de Patu tem se tornado cada vez mais evidente nos últimos anos. Nas eleições de 2004, a população elegeu três vereadoras. Já em 2008, foram eleitas cinco representantes. As mulheres hoje são maioria no Legislativo local, já que dos nove vereadores cinco são do sexo feminino.





FABIANO SOUZA
Da Re­da­ção

Nenhum comentário:

Postar um comentário