sexta-feira, 8 de junho de 2012

Cinco carros pipas abastece 8 mil habitantes de Antônio Martins



Cézar Alves
Açude de Lucrécia, que poderia abastecer a cidade, tem pouca água

O município de Antônio Martins, que tem 8 mil habitantes na região do Alto Oeste Potiguar, está há quase duzentos dias sendo abastecida carros pipas, que buscam água no Açude dos Porcos, distante 5 km da cidade, e de um cacimbão.

O cacimbão, segundo informa o vigilante Maria Rosa de França, fornece água para abastecer o hospital. Ele disse que são 5 carros pipas trabalhando dia e noite para bastecer o restante da cidade. “É um aperreio danado”, diz. Falta água também na zona rural.

Assim como Antônio Martins, o município de Luis Gomes, que tem 10 mil habitantes, também está sem água nas torneiras. O colapso já está presente há mais de 220 dias. Para os dois municípios, a solução apresentada pelo Governo do Estado é a conclusão do Sistema Adutor do Alto Oeste.

A previsão é de abastecer 26 idades com água dos açudes de Santa Cruz, que armazena 600 milhões de metros cúbicos de água (está com 73%), e da Barragem de Pau dos Ferros, que armazena 54 milhões de metros cúbicos. (está com 50%)

A ordem de serviço dada pela governadora Rosalba Ciarlini para concluir as etapas desta adutora, orçada em R$ 17 milhões, foi assinada semana passada, em Pau dos Ferros. A previsão de conclusão dos trabalhos é de 8 a 9 meses.

Para Antônio Martins havia uma expectativa da água chegar antes. Seria a possibilidade de se fazer adutora de 17 km do açude de Lucrécia, que armazena até 24 milhões de metros cúbicos de água. Entretanto, este projeto não saiu do papel.

Luis Gomes também esperava que o Governo fizesse o adutora de 9km do Açude do Saco, que fica na cidade do lado de Major Sales, para abastecer a cidade. Esta projeto estava previsto um investimento de R$ 3,5 milhões, mas não saiu do papel.
fonte/jornal de fato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário